Diabetes é uma doença crónica, onde a quantidade de glicose no sangue é muito elevada porque o pâncreas não produz qualquer insulina ou não produz insulina suficiente, para ajudar a glicose a entrar nas células do corpo – ou a insulina que é produzida não funciona adequadamente (conhecido como resistência à insulina).

Existe a Diabete Tipo 1 onde o sistema imunológico ataca e destrói as células beta do pâncreas que produzem insulina. E existe depois o Tipo 2 que é desenvolvida quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou quando a insulina produzida não funciona.

14 de Novembro é o dia Mundial da Diabetes, uma doença que já afeta um milhão de portugueses, cerca de dez por cento da população, mas metade nem sabe que a tem. Entre as principais causas para o despertar da diabetes estão o excesso de peso e a falta de exercício.

Em média, a diabetes matou 12 pessoas por dia em Portugal, em 2015. A conclusão é revelada esta quarta-feira no relatório “Diabetes: Factos e Números”, do Observatório Nacional da Diabetes.